quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O dia a dia do professor

As tecnologias estão revolucionando o mundo moderno. Estão presentes em quase tudo na nossa vida: em casa, no trabalho, no lazer, etc. Não abrimos mais mão do conforto e rapidez incorporados à nossa vida pela tecnologia. E na escola, como essa tecnologia tem chegado? Como será um dia a dia de uma escola que incorporou essas tecnologias às suas ferramentas pedagógicas? Como será o dia a dia de um professor que utiliza as novas tecnologias em suas aulas?
Moran, em seu texto O agitado dia a dia do professor daqui a dez anos, (disponível em: www.eca.usp.br/prof/moran), mostra o atribulado dia a dia do professor digital e todas mudanças decorrentes do uso das tecnologias na educação, especialmente na educação à distância. Em uma sala de aula virtual, o professor trabalha com seus alunos à distancia de diversas formas, através de vídeos-chats, e-mails, que vão sendo gravados para os alunos que não puderam participar possam acompanhar as aulas em outro horário. Com a leitura do texto, percebemos que a educação terá uma mudança significativa em sua estrutura e principalmente no relacionamento com o professor. Percebemos também que o professor precisará aprimorar-se constantemente para dar conta das novas demandas educacionais. Isto é processo irreversível. Vale a pena ler o texto.
Já no texto “Internet na escola e inclusão”, do capítulo Tecnologias na Escola (disponível em http://www.tvebrasil.com.br/salto), temos uma boa discussão sobre o uso da internet na escola com ferramenta de inclusão social na cibercultura. O texto mostra como é interessante a interação propiciada pelo novo recurso, fazendo com o aluno tenha acesso a outros conhecimentos, entretanto, faz-se necessário que o professor guie seu aluno nesse cibermundo. sendo assim professor precisa fazer uma seleção de sites, onde o aluno possa pesquisar e solucionar os problemas propostos. Enfim, professor deixará de ser um transmissor de sabares e passará a ser um formulador de problemas. O texto usa uma linguagem muito técnica, mas vale a pena ler.

Nenhum comentário: