quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

OS SONHOS NOS FAZEM VOAR ALTO

A história das invenções é feita de sonhos. Sonhos de visionários que se permitem ir além. Assim foram Leonardo Da Vinci, Thomas Edison, Einstein e Santos Dumont. Esses gênios com seus sonhos permitiram o desenvolvimento de invenções que revolucionaram nossa história. Hoje, vivemos em mundo de grande desenvolvimento tecnológico, um mundo muito mais prático e confortável do ponto de vista material, mas infelizmente esse conforto não chega a todos os seres humanos de forma igualitária.
Dentre as várias tecnologias que temos ao nosso dispor, podemos destacar as tecnologias da informação e comunicação ou simplesmente TICs, e a tecnologia digital que permite a integração de várias mídias, a comunicação instantânea, a troca e armazenamento de dados, a automatização do processo produtivo e serviços, etc. Essa tecnologia tem se espalhado de forma rápida, sendo aplicada em computadores, celulares, caixas eletrônicos, televisão, rádio, etc., facilitando a vida moderna. Mas será que todos nós usamos os aparelhos com tecnologia digital sem dificuldades? Será que toda essa parafernália tecnológica facilita nossa vida ou a complica ainda mais? Estamos preparados para esse mundo que se transforma a todo instante?
Infelizmente nem todos dominam as ferramentas e aparelhos com tecnologia digital, muitos os usam com restrições. Notamos assim que se faz necessário um processo de educação digital que possibilite a todos o uso efetivo dessas novas ferramentas, uma vez que precisamos aprender a manipulá-las seja para aprendizagem, para o uso de serviços on-line, para comunicar-se com os amigos e familiares, enfim para o exercício da cidadania
Sendo assim, precisamos saber e entender como esses aparelhos funcionam, quais suas funções e a várias possibilidades de uso que eles nos permitem. Já entrou para o nosso vocabulário cotidiano expressões como hardware, software, sistema operacional, HD, placa-mãe, internet, i-pod, i-phone, blog, Orkut, MSN entre tantos outros. Desconhecer tudo isso nos deixa excluídos de um mundo novo, o mundo digital, tornando-nos um novo tipo de analfabeto, o analfabyte digital. Portanto, a educação digital é indispensável ao homem do século XXI.
Contudo, as escolas e professores estão preparados para esse novo desafio? Como essas tecnologias afetam o processo educativo? Como aproveitar todo esse aparato tecnológico em nossas aulas?
Espero descobrir as respostas para essas questões no decorrer desse curso.

Nenhum comentário: