quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

RELATÓRIO DE VISITA DE BLOGS

1.BLOGS DE COLUNISTAS
Alguns colunistas e jornalistas mantêm blogs onde colocam as noticias em primeira mão antes de serem publicadas nos jornais e revistas. Percebi que eles usam essa ferramenta como um meio de se aproximarem dos leitores, já que estes podem fazer comentários. Nesses blogs predomina uma linguagem formal com traços de informalidade e de “internetês”.
2.BLOGS DE ARTISTAS.
Vários artistas têm blogs para informar aos fãs suas agendas, alguns colocam informações pessoais para driblar as revista de fofoca. Nesses blogs tem tem fotos, textos, poemas, etc
3.BLOGS ESPORTIVOS
Nesses blogs são colocadas informações e noticias sobre os diversos esportes, especialmente futebol. Apresenta tabelas de campeonatos, fotos de jogos, discussões sobre lances duvidosos. Em alguns a interatividade e partipacao dos leitores são bem significativas.
4.BLOGS EDUCACIONAIS
Nesses blogs, percebi a presença constante de dicas de aulas, planos de aulas, atividades para os alunos, links de sites educacionais. Alguns são visualmente muito pobres, pois só apresenta textos. Outros são bem estruturadas, com textos em letras grandes, com fotos, etc.
5.BLOGS PESSOAIS
Também visitei alguns blogs pessoais, neles os blogueiros expõem fatos de suas vidas, fotos pessoais de festas, fotos de amigos, familiares, de animais de estimação. A linguagem predominante nesses blogs é a informal e o internetês, as vezes, não conseguimos entender direito o que está escrito. Alguns desses sites são tãocoloridos que chegam a doer na vista.

Enfim, nessas visitas pude perceber que a estrutura, a linguagem utilizada, o estilo e a estética do blog dependem da finalidade dele. Sendo assim, o blog pode apresentar uma linguagem pessoal e informal, mas também pode apresentar uma linguagem impessoal e formal, deixando assim de ser apenas um diário virtual para transformar-se em um recurso de divulgação de informações, as mais variadas possíveis: políticas, esportivas, policiais, educacionais, etc.

Nenhum comentário: